sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como nasce um Blog

Quando passeio pela blogosfera e encontro todo tipo de blog com temas infinitamente variados e toda espécie de postagem fico pensando comigo...
O que leva uma pessoa a criar um blog para si?
Não pense besteiras, espere e leia o post completo e conclua meu raciocínio please!
Por minhas andanças pela blogosfera tenho visto de tudo e mais um pouco. Blogs que mais parecem sites e com riquíssimos conteúdos (admiro e leio muitos) e outros nem tanto assim, mas eu te pergunto:
O que é um Blog? Na raíz, na essência?
Fui pesquisar e encontrei uma definição:
"Origem da Palavra Blog – A palavra blog tem uma origem curiosa. Foi cunhada por acaso no início de 1999, e ainda não é encontrada na maioria dos dicionários tradicionais. Entretanto, ela é dessas coisas da web que vêm e pegam definitivamente.
O autor da palavra é Peter Meme, um apaixonado por palavras, seus significados, sua evolução, seus sons.
Web Blog é expresão usada em uma página da web para apresentar as recomendações de navegação do seu autor. É usada também para designar os registros do servidor que hospeda páginas da web, a partir dos quais são feitas análises e estatísticas sobre as visitas ao site. Peter Meme estava distraindo-se com a palavra weblog no primeiro sentido. E escreveu: "wee-blog", ou seja, dividiu a palavra de forma diferente, em seguida resumiu para "blog" a passou a usá-la em suas mensagens.
Algumas pessoas que lhe respondiam usavam-na também e ele passou a gostar da brincadeira, principalmente porque a palavra soava-lhe primitiva, sem sentido e, principalmente, porque sua pronúncia em inglês é parecida com o som do vômito. Segundo Meme a palavra teria 'morrido' não fosse uma casualidade."... fonte.
Segundo o site wikipédia em Dezembro de 2007 o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs!
Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento.

Muito bem, onde eu quero chegar?
Tenho visto muitos blogs ditando 'regras' por aí e outros tantos seguindo à risca como se fosse um manual e tenho conhecimento de pessoas que até excluíram seus blogs por se acharem inferiores aos outros e por pensarem que seus blogs são infames e sem sentido!
Grande besteira... Na minha opinião cada pessoa que cria seu blog (que na raiz nunca deixa de ser seu 'diário' virtual) e com isso busca notoriedade e até mesmo fama e se esquece da magia da blogosfera e passa a competir, passa a viver uma busca constante por reconhecimento, perde muito com isso!

Não recrimino quem quer obter resultados e reconhecimento na web, não é isso... É muito bom receber um elogio, ser reconhecido e admirado por aquilo que você cria aqui, sim, isso é muito bom, mas como eu já disse antes no post "Blogar, obrigação ou prazer", não precisamos nos debater e ficar desesperados quando o 'post' não vem, quando não temos nada de interessante para postar. Eu já fiquei dias sem mesmo acessar o painel do blog, por pura falta do que escrever...
O que eu quero deixar hoje aqui para vocês é simples, bem simples.
Não se preocupe se forem em seu blog e comentarem : "Você é emo? (Não tenho absolutamente nada contra qualquer tribo que seja, só pra esclarecer) Que texto bobo, você precisa melhorar... etc, etc".
Já recebi comentário assim: "Tire isso daí pelo amor de deus".
Que?? Tirar isso daqui?? O blog é meu, o espaço é meu, e se me deu vontade de relatar o dia que tive, mesmo que só interesse a mim mesma?
Precisamos ser mais sensíveis ao que os outros pensam e escrevem, lembrando que cada pessoa é única e que algo que para mim pareça bobo e sem graça, pra outras pessoas pode ser a salvação da lavoura!
Entende?
Se o intuito de um blog é indicar o caminho das pedras, como por exemplo, configurar, formatar, dar dicas de onde agregar e tudo mais... Tá valendo!
Agora... Me poupe em dizer O QUE fazer ou não em um blog, isso é muito pessoal, e pessoal é isso mesmo que a palavra quer dizer.
E na hora de criar o seu blog, pense em você mesmo, não se preocupe se os outros vão amar ou odiar, até porque as regras que servem para mim podem ser desastrosas para você ou vice-versa.
Um blog, assim como a sua vida não precisa seguir um manual (salvo o do respeito, educação e responsabilidade por aquilo que você criar).
Se você é responsável por aquilo que diz e faz, as outras coisas fluem normalmente, assim como em sua vida. Pensar duas vezes antes de fazer algo evita uma série de aborrecimentos.

Pensem nisso blogueiros!

24 comentários:

  1. Ser cauteloso, ter muita calma, sempre fazem parte de minhas ações, muito bom seu texto
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanda! Gostei de seu texto. Ainda estou engatinhando na Blogosfera e muitas vezes fico insegura ; suas palavras me incentivaram a continuar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. ualllllllll eu não consegui tirar os olhos da cada palavra ou frase , pera deixa eu respirar rsrs
    Concordo com voce em tudo ,vc e D ++++
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Principe e Tarcicio obrigada pelo apoio de sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Projeto ser, é isso mesmo e o importante é nunca perdermos nossa essência...

    ResponderExcluir
  6. Tá lindo seu blog amei!
    Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  7. Vanda simplesmente vc arrasouuuuuuuuuuu... sua explanação sobre o que é blog ta d++ e concordo com vc em tudo escreva em seu blog o que vc está sentindo e nao se preocupe se estão comentando ou não... o que importa ali e vc... e o blog e seu faça o que quiser... adorei.. bjss flor otimo fim de semanaaaaa

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanda, que bom ler este post, me dá um incentivo a mais, tantas foram as vezes que pensei em parar por não saber o que escrever, por achar que o que postava não estava de acordo com as pessoas, por ser pessoal, cheguei a pensar em fechar o Koisas e Coisas por tempo DEterminado, nunca consegui e numa das postagens que escrevi deixei a frase, "O meu espaço é meu, sou eu!" defini meus blogs assim, porque gosto de escrever, mas recentemente em algum comentário que fiz disse que por meus blogs não serem profissionais, não terem um objetivo andei pensando em desistir de tudo... olho tantos aí que valem a pena, e olho para os meus, mas ainda estou aqui, é o que gosto, então vou seguindo adiante, só não gosto de pesquisar mesmo que uma ou outra vez faça isto, gosto do meu blá-blá-blá... adorei teu post, cada palavra, foi mesmo um incentivo.
    Tanto ensina como anima!
    Beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  9. Ótimoa texto! Em agosto deste ano, irei completar 3 anos de blog e muitas pessoas me perguntam o porque que não o comercializo? Respondo, que pelo prazer de ter um lazer que me permite pesquisar e viajar neste mundo virtual por lazer, por hobby e aí é que mora o meu encanto por blogar. Não me interessa o cunho financeiro e sim o conhecimento que ganho em todos os conteúdos que me chamam à atenção e o gosto em partilhá-los.
    Grande beijo!
    Janeisa

    ResponderExcluir
  10. Disse tudo menina. Respeito e humildade abre muitas portas. Mas quando usamos disso, nos chamam de hipócritas. Vai entender.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Max o comentário não foi longo não, fique a vontade... Aqui os amigos podem e devem se expressar!
    Jak e madrasta vocês moram aqui → ♥ Adoro quando vocês comentam \o/

    Ricardo, volte quando puder =)

    Mauro é isso aí... Não deixe que os outros ditem as coisas que você deve ou não fazer na blogosfera.

    Querida Janeisa, meu blog fará 2 aninhos em agosto... Nossos blogs ainda são bebês, mas com muito estilo!!
    Seu blog é show!

    ResponderExcluir
  12. É isso mesmo Silvia, importa que sejamos assim com cada uma aqui, respeitando as opiniões e palavras de cada um.
    Porque gostamos que as pessoas nos respeitem.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Vanda,

    seus textos sempre me encantam e me dão um certo aditivo para continuar sempre.
    Por vezes já recebi comentários que me deixaram muito triste, mas não ligo não continei firme e forte. Você tem toda razão, cada blog é único e transmite para nós quem e como é a pessoa do outro lado. Ter meus blogs é uma maneira de ocupar meu tempo e colocar em cada um aquilo que sou, sempre com bastante responsabilidade e transparência. É bom quando as pessoas nos levanta o astral e completam nosso dia, assim como você sempre faz. Te admiro muito.
    Texto perfeito e não perdi palavra, para aprender cada vez mais. Obrigada!

    Bom fim de semana cheio de luz e paz!

    ResponderExcluir
  14. Rô e são comentários como os seus que me incentivam a continuar aqui =)

    Tenha um final de semana abençoado também!

    ResponderExcluir
  15. Amada,
    Belo recado para "os que se acham". Fico indignada pela falta de humildade de alguns. O blog faz parte da nossa alma e portanto deve ser respeitada. A diversidade deste mundo nos inspira e movimenta a busca pelo novo. Parabéns pelo post, como sempre..
    Bju n'alma e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lídia, é isso mesmo! Humildade é um tesouro que muitos ainda não encontraram!

    ResponderExcluir
  17. Hey, achei legal o artigo hein! Parabéns :)

    http://manololoko.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Vanda

    também gostei de seu texto, mas se você me permite gostaria de comentar algumas coisas.

    A blogosfera é assim mesmo diversificada, tem blog de todo tipo, blog com objetivos bem especificos, noto que alguns preferem dar "regras" ao invés de "dicas", o que acaba padronizando demais os blogs e o comportamento na blogosfera.

    se ficarmos muito focados nessa preocupação constante em estar dentro destes padrões idealizados por muitos, iremos pirar e bloquear nosso processo criativo, essa necessidade de buscar ser alguém de sucesso é o que atrapalha a naturalidade de muita gente.

    acho que precisamos mesmo saber qual é nosso foco, respeitar a todos e procurar o equilibrio, ainda que alguns sejam de conteudo pessoal como o seu e talvez o meu devemos sim nos preocupar com o que escrevemos, devemos sim nos preocupar com os leitores e isso inclue a busca pela qualidade do conteúdo, o que não quer dizer que devemos ficar obcecados com isso, devemos ser o melhor que podemos ser, procurando mudar uma coisa aqui e outra ali e porque não? não gosto muito dessa coisa: "o blog é meu e faço o que quero nele,quem nao gostar que se mude", ainda que apareça alguns indesejáveis agressivos que não gostem do que se escreve, devemos ficar atentos pra analisar o que realmente é adequado mudar ou não, o que não podemos é ficar resistentes a mudança e achar que tudo está bom do jeito que está, as coisas sempre podem e devem melhorar.

    a questão principal não é o blog ser ou não diário virtual, ele pode ser, mas não precisa ser pra obedecer a sua criação, as coisas mudam, se transformam mesmo. A questão essencial mesmo é a identidade com o blog, que quer dizer criar um blog que tenha sua cara, reflita suas ideias e conhecimentos, um blog que tenha a ver com você, com seus gostos, ainda que seja um blog não pessoal, de conteudo mais profissional ou outro tema, ele nao deixa de ser pessoal, pois haverá muito de você nele.

    O problema maior que vejo é quando fazemos uma coisa que nao nos agrada só pra ser reconhecidos pelos outros, ou quando fazemos um trabalho ruim por achar que blogamos só pra nós mesmos e que não precisamos aprimorar em nada.

    Enfim, os blogs deveriam ser criados primordialmente para satisfazer uma necessidade pessoal de cada um de compartilhar o conhecimento, ideia e gosto que tem e depois pensaria no resto que complementa, mas a essência deveria ser o meu "gostar de blogar".

    Bom, é isso. um abraço :)

    ResponderExcluir
  19. Ana Karenina o que você escreveu veio a somar com o que eu penso! Realmente é isso que você disse.
    O que eu entendi do seu comentário:
    Devemos ser nós mesmos, mas respeitando as regras da convivência humana decente.
    Obrigada pelas palavras =)

    ResponderExcluir
  20. ehhhh isso mesmo querida e aproveitando passa no meu novo blog e deixe sugestoes!!!!! to aq todo dia e te seguindo beijokas muito bom seu blog parabens!!!!faby
    www.bijusdafaby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Segui sua indicação pelo twitter!
    Que legal amiga, saber a origem do que a gente gosta né?
    Acho que todos devem manter o respeito dentro da blogosfera, pois ela é a nossa família também!
    Beijão querida!

    ResponderExcluir