sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cuidados com sua vida online ...

Até bem pouco tempo atrás as pessoas se preocupavam com suas reputações, com seus nomes e sua dignidade de uma maneira bem diferente. No caso dos artistas, a TV e as revistas eram seus inimigos nas questões de fofocas, e até onde sei os escândalos não tomavam proporções gigantescas como hoje. Pessoas fofoqueiras e maldosas sempre existiram e sempre vão existir e isto é fato, estejam eles prejudicando vidas de famosos ou de anônimos. A questão que quero trazer hoje é: Com o crescimento das redes sociais, a facilidade da grande massa ter acesso ao mundo virtual tornou a vida de muitas pessoas um verdadeiro inferno.

Você vai me dizer: É mas se são famosos eles têm que aceitar o assédio e tudo mais...
Nem sempre os fofoqueiros de plantão ou os tumultuadores de vidas estão em busca de um furo para seus sites, suas páginas ou suas revistas. Muitas vezes o fazem por pura maldade mesmo.

Fico impressionada como hoje em dia uma frase que é falada no calor das tuitadas tomam proporções gigantescas, podendo levar alguém aos principais tópicos em qualquer site. Veja a revolução que está sendo gerada hoje por exemplo no twitter, com a campanha #diasemglobo e com tudo o que aconteceu dias atrás quando os internautas mandaram o Galvão Bueno se calar, e mostraram a força que hoje se tem via web.

Um conselho que eu posso dar é: Ser prudente em tudo o que se diz, de uma forma ou de outra você pode ser mal interpretado e gerar com isso grandes dores de cabeça, ou mal estar imediato. Quem escreve na web (e sabe que tem que se responsabilizar por cada palavra) tem que ficar atento para não levantar calúnias, não fazer difamação pois ninguém está livre de um processo, achando que vale tudo aqui, que pode-se falar o que quer e o que pensa que vai ficar por isso mesmo. 

Se você é Blogueiro, fará bem em conhecer essa lista: Blogs processados judicialmente e quem não se lembra do Blogueiro que teve que pagar R$ 16 mil por comentário em post ? É bom ficarmos extremamente atentos à tudo o que vamos postar, ou até mesmo comentar em páginas alheias pois a justiça não se limita ao mundo offline e felizmente podemos nos valer dela.


Onde quero chegar? Simples: Vamos ter cautela, ao abrir nossa 'boca virtual' pois podemos (como diz o velho ditado) ser atingidos pelo nosso próprio veneno. Cada pessoa é livre para expressar suas idéias, o que pensa, mas sem ferir a liberdade dos outros ou denegrir a imagem alheia. Sempre comento com as pessoas que eu conheço que se alguém levantar alguma calúnia contra mim ou me difamar terá que arcar pelas consequências, porque conheço meus direitos, sejam eles na vida off ou online e aconselho que todos busquem conhecer para não serem pegos de surpresa.

Já tive aqui no meu blog comentários de anônimos discordando do que escrevo, mas recentemente desabilitei os mesmos porque cheguei a uma conclusão: Se a pessoa não é homem o suficiente (ou mulher) para assinar embaixo do que escreve, não merece estar em meu blog. Se a pessoa se envergonha do próprio nome, ou não tem coragem de assumir o que escreve,  não serei eu quem dará espaço para tal opinião (anônima). E se vocês notarem, os anônimos se escondem normalmente para te agredirem com palavras, só que esquecem de um pequeno detalhe: Podemos rastrear qualquer IP, e descobrir qualquer pessoa na web.

A vida online é encantadora, nos traz muitas opções de entretenimento, é a revolução de muitas vidas, mas não vamos esquecer que a ética que tanto falamos e a dignidade que tanto buscamos em nossas vidas fora das telas precisa estar aqui também, e assim viveremos com harmonia, respeitando opiniões e pensamentos e principalmente mostrando ao mundo quem somos de verdade.

Abraços

11 comentários:

  1. Minha amiga Vanda, sei bem o que é isso pois passei (ou ainda estou passando) por situação semelhante. As pessoas pensam que por estarem por traz de um monitor podem fazer o que quiser, uma hora é santo e vende bondade outra hora é o próprio diabo oferecendo difamações, injúrias e calunias. Estão enganados pois a justiça esta ai para que esses "justiceiros virtuais" paguem conforme manda a lei. Existe um documento chamado "Ata Notarial" em que tudo escrito nos sites e blogs, passa a ter fé pública, e através deste mecanismo o autor das injúrias passe a ser responsável pelo escrito, concordo plenamente que devemos procurar os meios legais e o "justiceiro" terá de se explicar.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. É principe... Mas como dizem: Quem tem telhado de vidro que não solte pedradas.
    É sempre bom estar atento. Te agradeço por participar =)

    ResponderExcluir
  3. Quando se é uma pessoa pública, sim concordo, deve se prestar atenção no que se falar, mas quando se é um mero espectador deve se ter uma opnião ativa e cheia de personalidade, não penso que uma pessoa pública deva se conformar com tudo que dizem sobre ela, mas ninguem disse que essa vida seria fácil...

    ResponderExcluir
  4. Oii

    Seu texto foi muito pertinente.Muitas pessoas se acham os donos da verdade, e acham que podem ficar difamando , julgando ou outros no mundo virtual, mas temos que ter cuidado no que falamos, pois uma palavra mal colocada, pode gerar muitos problemas, temos que ser coerentes e prudentes no que falamos e acima de tudo respeitar o proximo e sua opinião, podemos até discordar de algumas opiniões, mas nunca julgar e nem insultar ningue.Pois ninguem tem uma verdade absoluta.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanda querida!
    O ideal seria que houvesse respeito sempre. Mas, como essa palavra é pouco praticada (às vezes até me pergunto se é conhecida)acabamos por viver nesse mundo de difamações. Concordo com você que há muita maldade, não apenas no mundo virtual, mas na vida em si. Depois ainda questionam o por quê de grande parte das pessoas andarem armadas e com o pé atrás. Não temos segurança, não temos privacidade e esse tipo de "vírus" só vem aumentando, infelizmente. Conhecendo os seus direitos, você tem chances de defesa e de honrar com o seu nome, crédito e dignidade. Que fique, então o alerta, não é?
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Grande Vanda, é mais ou menos por ai, tudo que se escreve na internet, de um jeito ou de outro fica "arquivado", não basta escrever e deletar, muita coisa pode ser recuperada, e quem escreveu mais cedo ou mais tarde assume .... escrevi sobre isso dias atrás, inclusive da utilização destes meios para o recrutamento e seleção.

    ResponderExcluir
  7. o respeito a ética devem está sempre presentes em todos nossos procedimentos, seja ele online ou off.

    ResponderExcluir
  8. Excelente post, faz-nos ver a responsabilidade que temos enquanto blogueiros públicos. Lembrei do ditado: quem semeia vento, colhe tempestades". As redes sociais estão extrapolando de tal forma que a palavra lançada nunca é pensada, só sentida e é aí que entra a razão e a emoção que devem e precisam estar em equiíbrio.
    Bjs
    Janeisa

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post nós que temos blogs precisamos realmente alertar os internautas sobre os cuidados que precisam ter!



    Parabéns estou seguindo no google friends! webdig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bem todo cuidado é pouco é preciso ficar atento a tudo que se diz vida por de traz de um monitor.Alex Moté666

    ResponderExcluir