sábado, 30 de janeiro de 2010

Enem 2009, os problemas e conflitos...

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ainda está causando enorme polêmica entre os estudantes e futuros universitários, demonstrando cada vez mais quão defasada é a educação no Brasil.

A princípio mudou-se o formato da prova, que passou a ter 180 questões. Posteriormente, dezenas de Universidades Federais adotaram Enem como único sistema de seleção, que passaria a substituir seus vestibulares, enquanto algumas outras Universidades usariam o ENEM como parte da prova, seja ela como 1ª Fase, para vagas remanescentes ou como nota parcial do vestibular, fazendo com que os alunos de Ensino Médio se preparassem com mais seriedade para o exame.

Semanas antes da prova, porém, o Brasil inteiro foi informado de seu adiamento devido ao roubo de exemplares, que estariam sendo negociados e vendidos. Dias depois, a prova roubada foi disponibilizada no site do INEP para que os alunos pudessem ler a prova e entender o modelo que seria usado. Logo após sua divulgação, muitas das Universidades que usariam o ENEM de alguma forma, desistiram da e mantiveram seus antigos sistemas de seleção.

Os dois dias de provas - 1º dia com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Ciências Humanas; 2º dia com 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 questões de Matemática – provou ser uma prova não só de conhecimento, como também de resistência física. O teste cansativo revoltou muito dos estudantes, que quase sempre alegavam falta de tempo para concluir as questões e dificuldade para trabalhar com o tema esparso da redação.

Devido o adiamento da prova, o MEC também adiou a data para entrega das médias, provocando mais tensão entre os alunos que buscam utilizar suas notas do ENEM no SiSU – Sistema de Seleção Unificada. Nessa quinta-feira (27), então, o desempenho individual foi publicado na internet, o que também causou polêmica por causa dos diferentes valores e proporções entre as questões, deixando confuso o aluno que ao menos conseguia somar sua média, por conta das notas separadas por matérias.

Nesse momento o problema se encontra na tentativa dos futuros universitários em inscrever-se do SiSU. O sistema funciona das 6h (seis da manhã) até 0h (meia noite) e, durante esse período não consegue comportar todos os acessos e inscrições, o que começa a preocupar os alunos que dependem dessa oportunidade para ingressarem em Universidades Federais.

Resta esperar (como sempre) para saber quais atitudes serão tomadas pelas autoridades nacionais para que resolvam esse problema e também torcer para que isso não repita em 2010, já que o Ministério da Educação almeja fazer do ENEM a única forma de ingresso em todas universidades públicas, futuramente.

Texto escrito por minha filha Camila, que fez a prova do ENEM 2009 e agora em 2010 cursará o terceiro ano no Instituto Embraer.


Bom, o que eu quero ressaltar aqui é o seguinte:
O caos que rodeia o ENEM é visível, e só quem fez a prova e precisa se inscrever no Sisu, sabe das dificuldades que o sistema apresenta.
Como se não bastasse todos os transtornos acima citados, ainda temos que assistir a tudo isto!
Um servidor que não corresponde às expectativas dos alunos, e a agonia de achar que não vão conseguir se inscrever antes que o prazo se esgote!
No caso da minha filha Camila, ela está tranquila, pois este ano é que ela termina o terceiro  e a prova que ela fez (ENEM 2009) foi  para que  pudesse 'conhecer' o método da prova, e ir se preparando cada vez mais... Pois é neste final de ano que ela vai pra maratona de vestibulares.
Quero torcer muito para que os alunos que se esforçaram, consigam êxito neste ano... Pois da forma que está... É Brasil! Isso tem jeito???

Os alunos interessados interajem sobre o assunto aqui:


Um comentário:

  1. Oi Vanda, muito interessante este post, acompanhei hoje no JH o noticiário sobre o que escrevestes aqui, as dificuldades do aluno, mas pergunto, por que não deixam no velho sitema, o vestibular?
    Pelo menos sabia-se o como era e não tinha toda esta atrapalhação.
    E sucesso para a sua filha, que diga-se de passagem, é muito linda, vi no Twitter.
    Beijos e bom final de semana, Mauro

    ResponderExcluir