domingo, 19 de julho de 2009

Alcorexia, uma nova patologia


É uma nova doença que afeta 180 mil mulheres no país. É a soma do alcoolismo e anorexia. Ela ocorre quando uma pessoa pára de comer (calorias ingeridas) para poder beber álcool e não ficar gordo.

Grande o número de mulheres com essa doença, embora muitos homens também sofram deste mal.
Existe uma pequena diferença da anorexia, mas penso que é um pouco mais grave, pois a pessoa passa a ingerir bebidas alcoólicas achando que estas vão substituir as calorias dos alimentos.

Veja esta tabelinha de calorias:

Aguardente½ copo - 120 ml277
Cerveja1 lata de 350 ml147
Champanhe1 taça de 125 ml85
Chope1 tulipa de 300 ml180
Uísque1 dose de 100 ml240
Vinho branco doce1 taça de 125 ml178
Vinho branco seco1 taça de 125 ml107
Vinho Rosé1 taça de 125 ml93
Vinho tinto seco1 taça de 125 ml107
Vodka1 cálice de 20 ml48

Pois é... eu acho que apenas agrava-se o problema, pois pelo menos o alimento traz algum benefício ao organismo de uma pessoa com anorexia, já a substituição pelo álcool deve ser maléfica ao organismo!

Álcool faz mal mesmo em pequenas doses, diz estudo

Os benefícios trazidos pelo consumo moderado de álcool podem ser menores que os danos causados por essas doses, segundo pesquisa publicada pela revista médica The Lancet. Os cientistas sugerem que beber um ou dois copos de vinho por dia pode não ser bom para a saúde, como já indicaram diversos outros estudos.

Os neo-zelandeses envolvidos nessa nova pesquisa dizem que há evidências de que as pessoas que consomem bebida alcoólica moderadamente têm menos riscos de doenças cardíacas, já que têm artérias relativamente "limpas". No entanto, riscos de outras doenças superariam esse benefício.

"Qualquer proteção gerada pelo consumo moderado de bebidas alcoólicas vai ser muito pequeno com relação aos malefícios", afirmou o líder da pesquisa, Rod Jackson, da Universidade de Auckland. "As pessoas não podem assumir que beber só traz benefícios para a saúde."

Resultados
Pesquisas realizadas nos anos 1970 e 1980 indicavam uma redução de 20% a 25% em riscos de doenças cardíacas devido ao consumo moderado de álcool. Mas a equipe neo-zelandesa diz que a maneira com que aqueles estudos eram realizados não permitia que os pesquisadores dissessem com precisão que os resultados eram unicamente ligados à quantidade de álcool consumida.

"A boa notícia é que as pessoas ainda podem beber álcool em moderação. Não há evidências de que um consumo leve ou moderado de álcool prejudique o coração. No entanto, beber demais pode trazer efeitos adversos para a saúde", afirma Belinda Linden, da Fundação Britânica do Coração.

"Não podemos encorajar as pessoas a beber dizendo que isso faz bem para o coração, já que existem outros métodos mais seguros de prevenir doenças cardíacas."

"Nós continuamos a aconselhar a mesma coisa: a melhor maneira de diminuir riscos de doenças cardíacas é parar de fumar se você é fumante, fazer mais exercícios físicos e ter uma dieta balanceada", conclui Linden.

Fonte: BBC Brasil

Eu fico impressionada com os novos aparecimentos de doenças como essas...
Achei que isso não deveria ficar fora do meu Planeta!

4 comentários:

  1. É...dá pra sentir que o álcool faz mal mesmo em pequenas doses....:)

    Linda, qual é seu e-mail? Se postar no comment eu apago, pode deixar. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É tristee essa doençaaa, jah tinha ouvido falar delaaaa.

    Aiii euu neem seeii bem dizeer, como pessoas embarcam nesse rumoo.

    o lanceee é se aceitar e ser feliz

    beeijos
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Vc fez muito bem de divulgar esses artigos que só nos esclarecem do malefício do álcool, e agora aliado com a anorexia.

    Quem sabe daqui há uns 100 anos, rsss, não vemos o álcool de outra forma.
    Vou ser sincero, eu bebo de vez em qdo, me sinto mais a vontade, mas dá pra ver que faz mal mesmo!!
    E quem se entrega então! é triste! Acredito que é droga mesmo!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  4. que foda a historia da sua sobrinha tomara que ela esteja melhor da depre agora, tem gente que não leva depre a serio entre outras doenças que existem devido á algum desequilibrio bioquimico do cerebro, essas pessoas são bem ignorantes e moram aqui na minha casa HAHAHAHA

    tristeza merece atenção sim e apoio de quem tá bem!

    quanto ao post, po cara são burra né?
    não comem pra beber, mas que eu saiba assim como na tabela alcool tem caloria se veja livre apenas a agua.
    e serio experiencia propria 1 vez com anorexia nunca mais a mesma pessoa eu to com 40 kg e me acho enorme de gorda e comecei um novo regime porem quando chego lá nos 38 me acho magro demais ou seja nunca tá bom nunca.
    até farei um post sobre isso essa semana, eu cheguei aos 30 kg até quase morrer em 05/08/2006
    foi mta foda tudo hoje to 1 milhão de vezs mais forte porque na hora que precisei de alguem do meu lado não tinha ninguem simplesmente na despersonalização que é uma doença terrivel, pode pesquisar pra ver
    amigos sumiram e a familia falava que era frescura e mandavam eu me ferrar.
    aí como pra essa bosta não existe remedios ou cura certa comecei a seguir a LDA que é a filosofia onde a mente é capaz de tudo e foi!

    ótimooo post! bjão linda

    espero que vc tbm teja firme e forte aí sem depre!!
    bjo nos teus filhos =D

    ResponderExcluir