Todos os anos, no início das aulas universitárias ouvimos e vemos um mesmo capítulo de uma novela que se repete.
É vergonhoso assistir a tudo isso e ao mesmo tempo causa indignação e revolta!
E neste ano não foi diferente, jovens foram obrigados a beber álcool combustível, outros a beber até ficarem inconscientes, pedir esmolas pelos semáforos... E por aí vai!
De quem é a responsabilidade? Das Universidades? Dos alunos (Muitas vezes adolescentes ainda)?
Da sociedade? Da nossa lei que é falha?
Eu poderia postar aqui inúmeras imagens de pessoas queimadas, bêbadas, e completamente humilhadas pelos trotes, mas não é a proposta do meu blog divulgar cenas brutas e sim apenas trazer um debate (ou colocar o que penso apenas) sobre o assunto que na minha opinião é de extrema importância.
Eu penso que os jovens poderiam sim modificar esses 'trotes' para algo saudável, e extravasar tudo isso de uma maneira muito mais divertida sem colocar a vida dos outros em risco, e também evitar a humilhação de muitos...
O jovem quando quer sabe se impor, lembra-se dos "cara-pintadas'? Que ajudaram a mudar os rumos da política?
Calouro não é "bicho", bichos são os irresponsáveis que colocam a vidas dos semelhantes em risco, em posição de humilhação, em situação de constrangimento!
E você? O que pensa dos trotes nas universidades? Este é o lugar para você deixar sua opinião.
Olá Planeta!! Como você, fico indignada com esses trotes praticados nas Universidades e acho que deveria ser tomada alguma providência em relação a isso, talvez não por parte das faculdades (que alegam não querer interferir por ocorrer fora do domínio deles), mas pelos policiamento que fazem sempre as rondas em frente das escolas e universidades.
ResponderExcluirNão é tão dificil impedir, pois como ocorre sempre nos primeiros dias de aula, a segurança deveria ser redobrada e ficar sempre alerta em tumultos duvidosos. Mas como sempre, isso não funciona, pelo menos aqui em São Paulo e todo o ano é a mesma coisa.
Em 2009 o meu filho era bicho e ficou 15 dias sem ir na faculdade por esse motivo e nesse ano ele disse que estava uma loucura e dava dó dos alunos novos.
Um beijão p/vc
Já sou formado, participei de muitos trotes. Pelo menos onde eu estudava, o trote se limitava a juntar dinheiro e ir ao bar pegar bebidas, na intenção de que todos pudessem se conhecer numa boa. Acho que esse é o real objtivo do trote.
ResponderExcluirHumilhar e torturar os calouros realmente é um ato animalesco e eu repudio essa forma de tratamento.
Abs,
Tiago