E de como as preocupações e rotina eram tão diferentes das rotinas e preocupações das crianças de hoje em dia!
Logo quando entrei na escola (fui direto pra primeira série, essa coisa de pré-escola nem existia na cidade em que eu morava) comecei a me interessar por artes...
Aprendi com oito anos de idade a fazer crochê, pintura em tecido, adorava passar horas com aquelas molduras e decalques que minha mãe comprava pintando panos de prato, camisetas e telas!
Computador? Ah, eu nem imaginava o que era, nem em televisão eu era muito chegada!
Passava as tardes jogando bola, correndo, e meu passatempo predileto era jogar xadrez com minha melhor amiga Rosemeire, uma partida levava até duas horas!
Não me lembro de ter tido depressão ou tristeza por algo na infância (a não ser por problemas familiares, que eram constantes por ter um pai alcólatra) que me levassem a um quadro de depressão! Conseguia tirar tudo de letra!
Ficava esperando o final do ano chegar, tentando ser uma boa aluna, pra com isso ganhar um bom presente no natal!
E o que vemos nos dias de hoje?
Crianças sedentárias, muitas com depressão, tristeza e quando chegam na adolescência é inevitável até o desejo de suicídio!
Essa depressão de que estou falando tem a ver com os tempos modernos?
Essa depressão a que muitos jovens passam tem a ver com a vida cada vez mais tecnológica que vivemos?
Se uma criança hoje em dia não ganha um celular dos pais, chega até a ter um colapso, vi numa entrevista na TV que crianças com seis anos de idade vão para a pré escola munidas de celulares e MP3 4 5 e por aí vai...
Será que daqui a alguns
Claro que eu não sou contra o avanço da tecnologia, não é nada disso!
Mas as vezes me pego viajando nos tempos da minha infância, quando tomava banho de chuva nas ruas, jogava "queimada" com os amigos, subia na goiabeira pra comer goiabinhas verdolengas... Que saudades!
É um assunto pra se refletir, pensar quanto tempo dedicamos aos nossos filhos, quantas vezes conversamos com eles, falamos desse "passado infantil" que eu acredito que a maioria que passou dos 30, 40 deve saber do que eu estou falando!
E tentar de uma maneira saudável resgatar alguns desses momentos, claro, deixando que eles convivam com a maravilha do mundo virtual e suas modernidades, mas que sintam esse gostinho de vida sem preocupações, quem sabe assim essa tal "depressão" nem chegue perto dos nossos pequeninos né?
Veja abaixo alguns sintomas, e fique ligadinho!
Sintomas da Depressão Maior
- Tristeza profunda, ou vazio profundo
- Apatia
- Agitação ou perturbação
- Distúrbios do sono
- Distúrbios do peso/apetite
- Falta de concentração
- Sentimentos de excessiva culpa ou indignidade
- Pensamentos mórbidos
- Fadiga
- Perda de emprego
- Divórcio
- Morte de um ente querido
- Desilusão no amor
Um grande abraço!